domingo, 19 de agosto de 2007


Scorpions faz show na Amazônia e alerta público sobre desmatamento e mudanças climáticas.
10 de Agosto de 2007


Banda alemã leva ao palco mensagem do Greenpeace sobre a importância da Amazônia para salvar o clima global

Cerca de 30 mil pessoas assistiram na última quinta, dia 9, ao show da banda de rock alemã Scorpions em Manaus (AM). Para chamar a atenção do público sobre os perigos do desmatamento da Amazônia e suas conseqüências para as mudanças climáticas, os músicos exibiram um banner com o alerta "Chega de desmatamento! Sem Amazônia não há futuro". A mensagem, produzida pelo Greenpeace, também foi exibida nos telões no momento em que a banda entrou em cena.

"Sabemos que não somos os primeiros a fazer isso, mas viemos para a Amazônia para dar visibilidade à situação das florestas tropicais e aproveitamos para aprender mais sobre as ações do Greenpeace contra o desmatamento", disse o vocalista da banda, Klaus Meine, durante a coletiva de imprensa. Ele aproveitou para deixar claro que o objetivo principal da turnê é fazer com que as pessoas possam, de alguma forma, refletir sobre o modo como a humanidade está tratando o mundo.

O coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace, Paulo Adário, parabenizou os músicos pela iniciativa e por levar a mensagem sobre a urgência de se barrar o desmatamento da Amazônia. "É preciso parar o desmatamento agora para salvarmos as florestas, o clima global e o futuro da vida na Terra”, disse Adário.



Nos últimos 40 anos, mais de 700 mil quilômetros quadrados de florestas foram desmatados na Amazônia brasileira, uma área equivalente a duas vezes o território da Alemanha. A destruição da floresta expõe o Brasil não apenas como vilão da biodiversidade, mas também do clima do planeta – o País é o quarto maior emissor mundial de gases de efeito estufa, principalmente em função do desmatamento e das queimadas.

A destruição da Amazônia gera um círculo vicioso: desequilibra o clima regional e contribui para o aquecimento global, tornando a floresta mais seca e, portanto, mais vulnerável ao fogo. “A floresta já tão ameaçada pelo desmatamento pode, em poucas décadas, ser substituída por uma vegetação muito mais pobre em relação ao que ela é hoje”, explicou Adário. "Não temos mais tempo a perder".

A apresentação na maior cidade da Amazônia brasileira será eternizada com a produção do DVD Scorpions Live in Manaus. Durante a coletiva, Klaus Meine comentou sobre uma outra razão da banda querer tocar em Manaus: um dia, ele assistiu a um documentário sobre a Amazônia e, "lá no meio da floresta", um grupo de crianças tocava "Wind of Change". Emocionado com a cena, ele pensou: "um dia tenho que tocar neste lugar". O show foi o primeiro da turnê Humanity Hour One no Brasil, que conta ainda com apresentações em Recife e São Paulo.

Nenhum comentário: