domingo, 17 de fevereiro de 2008

As 13 maldições de O Exorcista




1 - A primeira morte

No filme de estréia da saga, o ator Jack MacGowran é o primeiro a morrer na história, despencando de uma tenebrosa escadaria. Uma semana após terminar de gravar, MacGowran morreu mesmo. Dizem que vítima de pneumonia, será?

2 - Azar contagiante

Muitas "tragédias" ocorreram com o "amigo do amigo do amigo". O ator Max von Sydow, o padre Merrin, mal começou a gravar quando soube que seu irmão havia morrido. A esposa grávida de um assistente de câmera perdeu o bebê. E por aí vai ...

3 - Equipe dos diabos

A equipe técnica sofreu horrores durante a produção. O homem que refrigerava o quarto onde aconteciam as cenas de possessão morreu de maneira inexplicável. Um vigia noturno que cuidava dos cenários foi morto a tiros durante a madrugada. Um carpinteiro cortou o polegar fora. Outro serrou o dedão do pé. Imprudência no trabalho? Não, culpa do diabo.

4 - Puxada infernal

A atriz Ellen Burstyn, que fazia a mãe da garotinha endiabrada, sofreu uma grave lesão na coluna na cena em que é atirada para longe pela filha. A culpa é tanto do demônio quanto do diretor William Friedkin, que instruiu o técnico responsável por puxá-la com uma corda a "dar tudo de si"

5 - Dublagem maldita

A atriz Mercedes McCambridge ingeriu ovos crus, fumou igual uma chaminé e fez o diabo para ficar com a voz rouca e demoníaca da menina possuída. Mas os produtores "esqueceram" de colocar o nome dela nos letreiros do filme. A atriz processou o estúdio - só para saberem que não se brinca com o demo!

6 - Vingança musical

O argentino Lalo Schifrin compôs um trilha sinistra para O Exorcista, mas o diretor Friedkin achou o trabalho muito ... chinfrim.
Preferiu então usar um tema de piano já pronto ("Tubular Bells"). Schifrin vendeu a trilha rejeitada para o filme A Casa do Horror (1979). Resultado: recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, coisa rara para um filme de terror!

O EXORCISTA II: O HEREGE(1977)

7 - Antes tarde do que nunca

John Boorman foi a primeira escolha para dirigir O Exorcista, mas recusou a oferta. Anos depois, assumiu as rédeas de O Exorcista II: O Herege. Durante as filmagens, contraiu uma infecção respiratória e passou mais de um mês de cama. Quando tentou pular fora da roubada, foi ameaçado de processo judicial pelo estúdio e concluiu o filme contrariado

8 - Papel de peso

A menininha meiga do primeiro filme virou uma mocinha rechonchuda em O Exorcista II. Se alguém desconfiava que a jovem atriz Linda Blair era talentosa , ela fez questão de pulverizar essas suspeitas. O filme marca o início de sua decadência rumo ao ostracismo e a um corpo em forma... de pêra!

9 - Xô, imitações

Se você acha O Exorcista II ruim (e ninguém aqui afirma o contrário!), precisa ver as imitações bisonhas que surgiram em toda parte do mundo. Aliás, não precisa não. É melhor evitar. "Coisa como Abby" (a versão "black power" de O Exorcista), Seytan (a imitação feita na Turquia) e Jadu Tona (produção hindu com muito canto e dança).
Devem irritar o próprio capeta!

O EXORCISTA III (1990)

10 - Sem pé nem cabeça

O Exorcista III não é uma seqüência dos anteriores. Ou melhor, não era para ser. O filme se baseia no livro "O Espirito do Mal", de William Peter Blatty, autor do primeiro O Exorcista, que aqui também brinca de diretor. Foi idéia dos produtores trocar o título e inserir referências ao clássico de 1973. O enredo se inspirou num serial killer verdadeiro, confundindo ainda mais as coisas.

EXORCISTA:O INÍCIO (2004)

11 - Convite macabro

John Frankenheimer (Operação França II, Ronin) era um diretor respeitado em Hollywood. Isso até esnobar o convite para dirigir Exorcista: O Início. Respondeu um sonoro "não" aos executivos do estúdio e acabou fulminado por um derrame apenas um mês depois.

12 - Fim de carreira

A carreira de Paul Schrader ia mal quando ele teve a boa chance de dirigir Exorcista: O Início. Mas sua abordagem mais psicológica não fez a cabeça dos produtores. Ele foi demitido e deu lugar a Renny Harlin, que precavido, já disse acreditar na maldição da saga.

13 - Marcha Fúnebre

Michael Kamen (Máquina Mortífera, X-men) foi o primeiro compositor cogitado para cuidar da trilha sonora do novo filme, antes de Christopher Young assumir o posto. Kamen sofreu um ataque cardíaco fulminante em 2003. O músico, porém, já flertava com o perigo: em 1999, gravou com a banda Metallica, aquela que estourou nas paradas de sucesso após vender a alma ao diabo ...

3 comentários:

Unknown disse...

afeê paraa, nom foi o filme qe mato essas pessoas né ...

Unknown disse...

vocês sao fogo isso tudo é verdade eu conheci a menina do exorcista,mas nem quis conversar com ela estava em choque de acontecer alguma coisa comigo depois.

ana disse...

eu achei muito é convicente deus me livre se é real nao sei ando pelos fatos e eles aconteçeram coiciedencia depois de se emvolverem com o elenco hun vai sabe